quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dia do Biólogo- Professor Luciano Negrão Menezes

 A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei Nº 6.684 de 3 de setembro de 1979. Por ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo, portanto, dia 03 de setembro comemora-se essa data. Pensando nisso, o professor e biólogo Luciano Negrão Menezes, formado pela UNESP de Assis e Mestre pela USP, esteve na Escola Carolina Burali no dia 20 de agosto, para esclarecer aos alunos dos 3ºs anos o que faz um biólogo e porque ele é tão importante para a sociedade.
                     Luciano disse aos alunos que foi aluno da Escola Carolina Burali nos anos 80 e que dois de seus professores foram determinantes para a escolha da sua profissão. Ele falou ainda que a Biologia foi "descoberta" por causa das indagações que os estudiosos faziam para resolver algum problema, como por exemplo, as doenças. Entre os biólogos famosos que citou está Charles Darwin.O tão conhecido naturalista nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução.
Um dos marcos mais importantes da sua história foi a viagem a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836, na qual visitou diversas regiões do globo terrestre e teve condições de perceber uma interessante relação entre fósseis e espécies viventes na época e mecanismos de adaptação de espécies relacionados ao ambiente e modo de vida destes.
Um exemplo destas observações foi entre emas e avestruzes, espécies que, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Os tentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios - e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha - também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin. Inclusive estes foram, além de suas leituras, curiosidade e discussões com pesquisadores, definitivos para o insight que teve.
Assim, Darwin teve condições de, por mais de 20 anos, relacionar esses fatos e publicar a teoria.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Carolina Burali

Fique à vontade.